terça-feira, 31 de agosto de 2010

Caridade, caminho para a unidade



“Como viver de maneira concreta a caridade e a unidade?"

Acredito que a caridade já é a base para a unidade. Onde há amor, há união, há partilha, há portanto fraternidade! A harmonia e simplicidade que contemplo na ação de Deus a cada dia, me fazem compreender que, é na simplicidade que acontece os maiores feitos. Vejamos esta junção entre caridade e unidade a partir da simplicidade.

A manjedoura, para mim, é sempre um lugar de grandes descobertas; é a simplicidade dos mistérios de Deus, revelados de maneira concreta a humanidade.
No entanto, é até hoje também, lugar de questionamentos e indignações para alguns, que permanecem presos aos preconceitos. Depende muito de como se acolhe e se contemplam os fatos, aliás, em todos os casos acredito que é sempre assim. Naquela noite estrelada em Belém, Deus se fez homem e revelou sua caridade na simplicidade, assim promoveu como ninguém a unidade, nos fez irmãos!

Com isso, compreendo que a prática da caridade e unidade, passam pela simplicidade de nossos atos também. Se nos detivermos na idealização de projetos grandiosos, visando inclusive obras sociais, que são de grande importância, mas se não agirmos com simplicidade e pureza de coração, corremos o risco de, preocupados com coisas grandiosas, esquecermos dos pequenos gestos de caridade que promovem a unidade de maneira simples e concreta no dia-a-dia.

Cumprimentar as pessoas, por exemplo, ou ceder o lugar no ônibus para outro sentar. É promover a caridade!

Muitas vezes, o simples gesto de silenciar ou sorrir, acalma uma tempestade de desencontros. Uma palavra descontraída, um fazer de conta que não entendeu o insulto... às vezes, salva e converte mais corações do que longos discursos.

Olhando por este ângulo, qualquer um de nós pode e deve ser promotor da unidade e praticante da caridade, afinal, o Mestre dos Mestres, nos ensinou a lição. Peçamos, hoje, ao Senhor um coração sensível para praticar a caridade e disposto a promover a unidade em tudo que fizermos.

Um comentário:

  1. Linda partilha, Laila!!!!!
    Vamos pormover essa caridadde com os nosso olhos sempre voltados para o Senhor!!!!

    ResponderExcluir