segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quero ser como criança



Quero ser como criança 
Criança vê tudo no nada.
E não vê nada no tudo
Criança vê movimento 
No que é imóvel
Criança vê pureza no obscuro.
Criança vê emoção
No que não é emocionante... 
E vê mais emoção ainda 
No que é simplesmente emoção. 

Criança não entende o tempo
Mas não briga com ele
Só quer saber quanto tempo
vai levar para crescer.
Para que crescer? 
Ah!Se pudéssemos congelar 
os sentimentos e ações de criança 
dentro de nós a vida inteira! 

Criança não sabe esperar
Quer viver intensamente 
até a última gota do dia.
Criança não vê cor
vê alegria;
Criança não vê sexo
vê parcerias;
Criança não vê fome
sente fome;
Criança não vê nada
Mas vê tudo
em questão de segundos
Percebe o mundo
E se encanta por ele...
Eu queria ser como criança.


Fernanda Lima



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Partilhas...

Hoje resolvi escrever sobre a partilha que acabamos de fazer (eu e Laila). Falamos sobre Sonhar. Conversamos sobre os medos e as angústia de permitir-se sonhar. Sonhar de olhos abertos, de alma leve, de coração aberto. Sonhar sem limites. Pesquisamos sobre o que o dicionário diz sobre a palavra e encontramos: Utopia; imaginação sem fundamento; fantasia; devaneio; ilusão; felicidade; que dura pouco; esperanças vãs; ideias quiméricas. Particularmente falando, não concordo com duas das definições: ilusão e esperanças vãs. Não concordo com associação da ilusão a ato de sonhar, pois o ato de sonhar vem do pequeno fio de razão, do poder/querer. E também não concordo que seja associado a esperanças vãs. Pois a esperança nunca pode ser vã. Quem tem esperança, simplesmente a tem!Se ela é vã... não há esperança!As duas não comportam o mesmo lugar. Pode acontecer das expectativas esperadas não acontecerem, isso é fato. Porém como dizer que esperar é algo vão!? Esperar é uma arte! Ter esperança no que não se vê é um ato de coragem. E como dizer que isso é vão!? Sonhar requer coragem. 


O sonho quando não se concretiza semeia as decepções e as angústias, e assim o sonho é revestido em uma capa de "coisa ruim"! rs Ou seja, as expectativas são feridas e o medo de sonhar outra vez e não dar certo, toma a proporção de um mostro. O que é normal... pois somos condicionados a sempre querer ganhar e nunca "perder". Mas, é ai neste momento que deve renascer a vontade de voar. Porque sonhar e lançar-se no nada, no que não podemos ver acreditando que aquilo pode ser conquistado e até mesmo esperado. Sonhar é correr riscos. Risco de sofrer. De se perder. Se não sonhamos, limitados nos tornamos.... limitados a uma vida de vazios.


"É preciso correr riscos.

Porque o maior azar da vida é não arriscar nada…
Pessoas que não arriscam, que nada fazem, nada são.
Podem estar evitando o sofrimento e a tristeza.
Mas assim não podem aprender, sentir, crescer, mudar, amar, viver…
Acorrentadas às suas atitudes, são escravas;
Abrem mão de sua liberdade.
Só a pessoa que se arrisca é livre…"

Quando falo dos meus sonhos, falo com a autoridade de quem me deu o poder de sonhar: Deus! Ele é quem inspira o desejo de acreditar sem vê. Ele é quem nos deu o poder de voar, com os pés no chão. Ele nos ensinou a sonhar. Sonhar com o céu. Sonhar com um mundo melhor. É Deus quem nos inspira...
Mesmo quando este ato invisível não se concretiza até o dia esperado, temos que continuar a sonhar... para que aconteça um dia. Não da mesma forma. Não com as mesmas expectativas mas permitindo-se sonhar. Porque o sonhador nunca deixa de sonhar.
Permitir-se sonhar, é não bloquear os pensamentos com frases negativas. Por exemplo, eu me vejo a sonhar com algo, mas de imediato bloqueio com frases do tipo: Ah mais não vai ser assim... isso não vai acontecer... comigo acontece sempre tudo errado. 
Frases assim nunca dão certo. Porque quanto mais se pensa... mas coisas ruins acontecem. E ai, realmente... nada de bom acontece.